Manual de Custos de Instituições de Saúde - 2ª Ed. 2010

Autor: Ching, Hong Yuh
Editora: Atlas 
Páginas: 243
Ano: 2010
Sinopse: Os dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) retirados do relatório Observatório ANAHP 01/2009 mostram que houve gradativa perda de participação das receitas de diárias e taxas, em detrimento das receitas dos insumos. Esse relatório aponta ainda um desafio que se impõe aos hospitais e prestadores. Trata-se de fazer a adequada migração dos preços, de modo a remunerar adequadamente os custos dos vários elementos que compõem a estrutura de prestação dos serviços hospitalares. Nesse contexto, o conhecimento e a gestão dos custos continua tendo lugar de destaque entre as estratégias operacionais das instituições de saúde.

Esta obra apresenta dois sistemas de custos utilizados no Hospital Universitário de Porto legre e no Hospital Nacional Cayetano Heredia, em Lima (Peru). Uma aplicação prática do sistema ABC (sigla inglesa para Activity Based Costing - Custeio Baseado em Atividades) no Processo Maternidade de um hospital em São Paulo e um estudo exploratório da aplicação do ABC no processo de atendimento ao paciente de câncer marcam uma nova etapa na gestão de custos das instituições de saúde.

Os resultados indicam que o ABC oferece níveis de detalhe, da prestação de serviço hospitalar, mais elevados do que nos sistemas tradicionais de custos, percebe melhor o uso dos recursos nas diferentes demandas dos pacientes e, como conseqüência, aufere o custo de cada serviço e procedimento com maior precisão.
Compre no